7 de dezembro - Dia de Santo Ambrósio



FILME - SANTO AGOSTINHO - SANTA MONICA E SANTO AMBRÓSIO - O Declínio do Império Romano

Santo Ambrósio
Século IV

Conselheiro e pai espiritual de três imperadores romanos, Graciano, Valentiniano II e Teodósio I, Ambrósio é o símbolo da Igreja nascente, após os sofridos anos de perseguições e vida escondida. Foi graças à sua atuação que a Igreja de Roma conseguiu tratar com o poder público sem servilismo. 
Ficheiro:Anthonis van Dyck 005.jpg
Santo Ambrósio proíbe o imperadorTeodósio I de entrar na igreja

Tanto que Ambrósio chegou a repreender asperamente o imperador Teodósio I, obrigando-o a fazer uma penitência pública por ter massacrado a população da Tessalônica para conter uma revolta. A sua figura representa o ideal de bispo pastor, que se deve impor como símbolo de liberdade e de pacificação para o Povo de Deus. 

Ficheiro:St Ambrose.jpg
Santo Ambrósio convertendo Teodósio I

Nasceu em Trèves, atual Alemanha, por volta do ano 339. Era de família cristã: seu pai era alto funcionário do Império Romano, governador de uma província do outro lado dos Alpes, no norte da Itália. Quando o pai morreu, a família foi para Roma, onde Ambrosio estudou direito, retórica e iniciou sua carreira jurídica. 


Certa vez, estava em Milão quando o bispo morreu. Bom jurista e funcionário imperial, procurou evitar um conflito nas novas eleições eclesiásticas com um discurso firme e muito sensato. Foi tão sereno e equilibrado que, ao final, a assembléia o aclamou o novo bispo de Milão. Muito surpreso, recusou, dizendo que essa não era a sua intenção, até porque era um pecador, e não era ainda batizado, ainda se preparava para esse sacramento. Mas não adiantou. Logo foi batizado e consagrado. 

SANTO AMBRÓSIO BATIZA SANTO AGOSTINHO

Desde então, dedicou-se com afinco ao estudo das Sagradas Escrituras. Não era intelectual, mas suas obras litúrgicas, comentários sobre as Escrituras e tratados ascético-morais o fizeram especialista da doutrina cristã e da arte de administrar a comunidade cristã a ele confiada. 

A marca do seu apostolado foi impressa pela importância que deu aos valores da virgindade de Maria e dos mártires de Cristo. Considerado o pai da liturgia ambrosiana, recebeu com mérito o título de doutor da Igreja. 

Os livros de sua autoria que chegaram até nós são, quase todos, a reprodução de suas pregações e sermões. Agostinho, convertido por ele e um dos seus ouvintes freqüentes, conta que o prestígio dos sermões do bispo Ambrósio de Milão era enorme, graças ao eficaz tom de voz e sua eloqüência com a escolha das palavras. Por isso foi chamado de "o apóstolo da amizade". 

“Verdadeiro arrependimento é parar de pecar.”

“A Igreja é o navio que navega bem neste mundo, ao sopro do Espírito Santo com as velas da Cruz do Senhor plenamente afastadas”.


“No início se davam sinais aos não crentes. A nós, porém, na plenitude da Igreja, importa compreender a verdade. Já não por sinais, mas pela fé”.

“Da mesma forma que Eva foi formada do lado de Adão adormecido, assim a Igreja nasceu do coração transpassado de Cristo morto na cruz.” (Luc. 2, 85-89).

“As coisas que não se veem são muito maiores do que as que se veem, ‘porque as que se veem são temporais, as que não se veem, porém, eternas’. (2 Cor 4,18)”

“Onde está Pedro, aí está a Igreja, e onde está a Igreja não reina a morte, mas a vida eterna”.
“Eu que sempre peco, preciso sempre do remédio ao meu alcance”.

“O sábio, para falar, antes medita o que dizer, ou a quem dizer, em que lugar e tempo.”

“As lágrimas não pedem perdão, mas o alcançam.”

“Aquele que luta tem o que esperar. Onde há luta, há coroa” 

Morreu em Milão, em 4 de abril de 397, uma Sexta-Feira Santa. Santo Ambrósio é venerado no dia 7 de dezembro, data em que, no ano 374, foi aclamado pela população bispo de Milão.

Ficheiro:Sant'Ambrogio Cript in Basilica of Sant'Ambrogio, Milan.jpg

VENHA REZAR CONOSCO NO DIA 8 DE DEZEMBRO DE 2012
COMO NOSSA SENHORA PEDIU EM MONTICHIARI E EM JACAREÍ. 
SERÁ A HORA DA GRAÇA UNIVERSAL!

08 DE DEZEMBRO - 11HS - SÁBADO - CENÁCULO ESPECIAL DA HORA DA GRAÇA UNIVERSAL - SANTUÁRIO DAS APARIÇÕES DE JACAREÍ SP BRASIL

PREPAREMO-NOS PARA ESTA SOLENIDADE! 
REZANDO MUITO EM HONRA Á IMACULADA CONCEIÇÃO!

Data: 08 de dezembro de 2012
Horário: das 11:00hs ás 18:00hs
Local: Santuário das Aparições
Estrada Arlindo Alves Vieira, 300
Bairro: Campo Grande
Jacareí/SP - Brasil
Tel.0xx 12 9701 2427
************************************